Quantidade de Páginas visitadas

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE



O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.

Lembre-se que folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.


Criação do Dia do Folclore


Por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore:



“Considerando a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legítimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira. Considerando que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento.”



Carta do Folclore Brasileiro

A Carta do Folclore Brasileiro foi um documento aprovado no “I Congresso Brasileiro de Folclore”, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 1951.

Dentre outras coisas, a Carta do Folclore assinalava o "fato folclórico", conceito elaborado pelos folcloristas da época:

"Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado na cidade de Salvador, estudiosos sobre o tema reformulavam o conceito de folclore:

“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”

Curiosidade

Em 1846, o folclorista britânico Willian John Thoms (1803-1885) utiliza pela primeira vez o termo folclore, que do inglês folk significa "povo" e lore, "conhecimento". Na época, o termo foi considerado um neologismo para designar os costumes de um povo.

Origem do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas indígena, africana e europeia.

No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

Foram esses folcloristas que no século XX ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil.

Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.

O folclore brasileiro é composto de lendas, danças, canções, brincadeiras infantis e festas populares. Destacam-se:


  • cantigas de roda

  • samba de roda

  • maracatu

  • frevo

  • catira

  • afoxé

  • quadrilha

  • festas juninas

  • bumba meu boi

  • folia de reis

  • carnaval


Personagens do Folclore Brasileiro

Importante destacar que os principais personagens do folclore brasileiro são:

































Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito