Quantidade de Páginas visitadas

Padre José Júnior Vicente

Pe. José Júnior Vicente com 27 anos, logo após sua ordenação sacerdotal          Pe. José Júnior Vicente nasceu em 05 de fevereiro de 1914 em Viadutos, Rio Grande do Sul. Filho de João José Vicenzi e Radegunda Celcessa Vicenzi, José teve nove irmãos. O sobrenome Vicenzi foi aportuguesado para Vicente. O pai veio da Itália bebê, e sem registro, na viagem de navio era escondido numa caixa quando havia inspeção, depois registraram-no no Brasil. A mãe é natural de Alfredo Chaves. O casal residiu em Monte Veneto, perto de Caxias do Sul, de onde vieram para Viadutos. O casal teve 10 filhos.

          Pe. Vicente começou os estudos em Viadutos, quando foi para uma escola particular, não tinha ensino público. Já sabia ler e escrever em italiano, ensinado pelo pai. Nesta época a família recebeu a visita de um padre, recrutando vocações sacerdotais. O menino José demonstrou vontade de ser padre, mas a família, que trabalhava na lavoura, era muito pobre não tendo condições de manter o filho num seminário. Com a notícia da fundação de um seminário na cidade de Marcelino Ramos, alguns anos depois, o pai foi conversar com os padres deste novo seminário. Era o Seminário Apostólico Nossa Senhora da Salette, dirigido por padres Saletinos, que estavam iniciando o trabalho de formação de novos padres da Congregação no Brasil. Para manter seminaristas pobres estudando, benfeitores apadrinhavam estes jovens, os padres arrumaram uma madrinha para o José, no Rio de Janeiro, onde tinham uma paróquia com Santuário. O Pe. Vicente foi o primeiro Seminarista dos Saletinos no Brasil, chegou no seminário no dia 02 de julho de 1928. Da família, ele e o irmão Henrique - também já falecido - estudaram no seminário dos padres Saletinos, em Marcelino Ramos (RS). Fez o ginásio em Marcelino Ramos, os professores eram todos padres franceses, o 2º grau também foi feito em Marcelino Ramos, mas já com alguns professores leigos. Em São Paulo cursou 3 anos de Teologia. Com a falta de professores no seminário de Marcelino Ramos, interrompeu os estudos e foi ministrar aulas durante 3 anos para os seminaristas.

        Voltou a estudar Teologia em Petrópolis, Rio de Janeiro, com os frades Franciscanos. Foi ordenado Sacerdote no dia 08 de dezembro de 1940, no Santuário de Nossa Senhora da Salette, no Rio de Janeiro, pelo Cardeal Dom Sebastião Leme.

          Após ordenado, veio novamente para Marcelino Ramos como professor no Seminário e coadjuntor na Paróquia, indo, mais nos domingos, para as Capelas do interior, deslocando-se a cavalo, cada padre tinha o seu e, o do Pe. Vicente chamava-se “Preto”.

         Em 1945 foi para a Paróquia de Catumbi, Santuário de Nossa Senhora da Salette, no Rio de Janeiro, onde tinha sido ordenado como pároco. Alguns anos depois voltou para Marcelino Ramos como professor, e posteriormente tornou-se vigário de Marcelino Ramos, não mais lecionando.

         Em 1952 iniciou os trabalhos na recém fundada Paróquia do bairro São Cristóvão em União da Vitória, Paraná. Ali também construiu a Casa do Noviciado para os Missionários Saletinos. Para acompanhar os trabalhos desta construção fez um curso de arquitetura por correspondência.

           Voltou ao Rio de Janeiro 2 anos depois, de onde veio para Renascença em 1964 para assumir, como 1º Vigário, a recém criada Paróquia Cristo Rei.

           Ficou como Pároco até 21 de março de 1976 passando a ser coadjuntor até 22 de janeiro de 1995.

          Como vigário em Renascença, incentivou nas capelas o plantio de um bosque ao lado da igreja, alguns ainda existentes, como também aconselhava os pequenos proprietários a não vender suas terras e vir para a cidade.

           Foi o 1º Diretor do Ginásio Cristo Rei (1965 – 1970), e professor de português. A 1ª turma a concluir a 4ª série ginasial sob sua direção foi no ano de 1968.

            Durante sua vida de professor, lecionou também História do Brasil, Geografia e Matemática. Depois que veio para Renascença especializou-se em Português fazendo mais um curso superior, na Faculdade de Palmas/PR, desta vez de Letras Português Francês. Já possuía os cursos de Teologia, Filosofia e Orientação Educacional.

          Aposentou-se em 1984 como professor estatutário no Estado do Paraná. É o autor da letra do Hino do município de Renascença, recebeu o título de cidadão honorário, sendo o 1º título concedido pelo município.

          Sempre preocupado com a divulgação do Saber, montou uma biblioteca, onde se aprofundava nos conhecimentos, e servia como fonte de pesquisa para os jovens de Renascença. Já guardava livros com 8 anos de idade. Até o presente ano (1994), possui em sua biblioteca, 4.212 livros, todos catalogados e distribuídos em prateleiras numeradas para maior facilidade em encontrar o desejado. O livro mais antigo “uma verdadeira raridade”, é o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, com 2 volumes, cada um com 1.450 páginas editado no Rio de Janeiro pela tipografia Imperial em 1859. Nos últimos anos formou uma coleção de mais de 30 livros sobre ervas e plantas que curam (depois de seu falecimento o acervo contava mais de cinco mil livros, atualmente parte desse acervo ficará exposto na biblioteca municipal de Renascença).

          Além da biblioteca, Pe. José Júnior Vicente manteve outros Hobbys, como guardar selos e fotografar. A fotografia começou no Seminário, a 1ª foto foi feita com uma máquina que usava chapa de vidro, de um romeiro que queria uma lembrança da Romaria de Marcelino Ramos. Nunca visou lucro com as fotografias e têm mais de 1.000 fotos guardadas, tendo uma atração por fotos panorâmicas. Possui várias máquinas fotográficas, e uma em especial, Alemã marca Vektra, que segundo consta pertenceu a um oficial alemão que mandou fazer com uma lente especial, para fotos panorâmicas dos campos de batalha, durante a 2ª Guerra Mundial. Outro Hobby é a carpintaria, consertos domésticos, possui grande número de ferramentas guardadas.

           Padre José Júnior Vicente morou em Renascença até 22 de janeiro 1995, indo morar no Instituto Salette em Curitiba. Mesmo morando em Curitiba mensalmente Pe. Vicente visitava Renascença e seus amigos, gostava muito de ficar na casa dos professores Darcy e Noeli Pacce. Quando estava doente e não podia viajar sempre enviava cartas, e abençoava o município contra as tempestades.

         Padre Vicente morreu no dia 24 de junho de 2000 em Curitiba (Instituto Salette) onde estava morando, seu corpo ficou sepultado em Curitiba até o ano de 2015, atualmente encontra-se sepultado no Santuário da Salette em Marcelino Ramos/RS.

     Durante o tempo que residiu em Renascença, Pe. José Júnior Vicente comemorou suas Bodas de Prata e Bodas de Ouro como Sacerdote. Sempre demonstrou profunda fé cristã e amor ao próximo. Mestre da sabedoria, um verdadeiro apóstolo de Cristo, uma vida dedicada à comunidade.

          O religioso atuou como vigário no município por 20 anos e, além da contribuição religiosa, teve papel fundamental no processo de educação das crianças.


Referências
Pe. José Júnior Vicente 80 anos! Sacerdote... Professor... Um Verdadeiro Mestre na Divulgação do Saber. (Elaborado pelo Departamento de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura Municipal de Renascença) – Fevereiro 1994.

Pacce, Darcy Antonio. Professor, Historiador.

Fotos: arquivo pessoal do Professor Darcy Antonio Pacce.

Foto: http://www.portalsalette.com.br/images/stories/IN-MEMORIA/013.jpg acesso em 06/09/2016 às 15h17minh.

Fotos:

Pe. José Júnior Vicente com 27 anos, logo após sua ordenação sacerdotal

Pe. José Júnior Vicente com 27 anos, logo após sua ordenação sacerdotal



 

Igreja de Renascença Paróquia Cristo Rei 1968

Igreja de Renascença Paróquia Cristo Rei 1968 - Vigário Pe. José Júnior Vicente




 


 


 

Livro elaborado pelo Dep. de Educação, Cultura e Esportes 1994

Livro elaborado pelo Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Renascença - ano 1994

Foto Pe. Vicente na sua mesa de trabalho em sua biblioteca.



http://www.portalsalette.com.br/images/stories/IN-MEMORIA/013.jpg  acesso em 06/09/2016 às 15h17minh.

 Foto Santuário da Salette em Marcelino Ramos / RS, local onde está sepultado Pe. José Júnior Vicente





























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Vila Guaíra - CEP 80610-010 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito