Quantidade de Páginas visitadas


Apresentação




Veja no mapa o endereço da Escola





1.1 Identificação
1.2 Localização
1.3 Histórico
1.4 Imagens


1.1 Identificação


O Colégio Estadual de Renascença – Ensino fundamental e Médio atende alunos das seguintes modalidades de Ensino: Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) e Ensino Médio.
   
Funciona nos turnos: matutino, vespertino e noturno; possui os seguintes ambientes pedagógicos: sala de recursos, sala de contra-turno, Laboratório de Física, Química e Biologia, Biblioteca, Laboratório de Informática, Sala de Recursos em Educação Especial Deficiência Visual e Deficiência Mental, Distúrbios de aprendizagem e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem. 

O número de turmas no ano letivo de 2012 no período matutino é de 14 turmas, sendo 8 Ensino Fundamental e 4 Ensino Médio, 1 Sala de Apoio a Aprendizagem para 5ª séries e 1 Sala de Recursos – Educação Especial Deficiência Visual. No período vespertino tem 13 turmas, sendo 10 do Ensino Fundamental, 3 do Ensino Médio, 1 Sala de Recurso e 1 Sala CAEDV. No período noturno 5 turmas, sendo  02 do Ensino Fundamental e 03 no Ensino Médio, num total de 32 turmas e 920 alunos matriculados.

O Colégio Estadual de Renascença atualmente possui um quadro de funcionários distribuídos da seguinte forma, 1 diretor com 40 horas; 1 diretor–auxiliar com 20 horas; 4 pedagogas, sendo 1 com 40 horas e 3 com 20 horas cada; todas graduadas e com especialização.

Possui 44 professores que atuam nas áreas do conhecimento, sendo 34 professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), com graduação e especialização e 8 professores contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS), sendo a maioria graduados e especializados na sua área de atuação. Os funcionários totalizam 17, sendo 1 secretário; 05 assistentes administrativos; 07 auxiliares de serviços gerais; 04  cozinheiras.

TOPO

1.2 Localização

                
O Colégio Estadual de Renascença – Ensino Fundamental e Médio, está situado na Rua Marechal Floriano Peixoto, n.º 967, Centro, no Município de Renascença estado do Paraná. Localiza-se a 17 Km do NRE de Francisco Beltrão, e a 474 Km de Curitiba.
    

O Colégio está situado no centro na cidade, tendo com ponto de referência o Ginásio Municipal de Esportes Mário Nardi. Possui transporte municipal para os alunos que vem da zona rural.

 

1.3 Histórico


O município de Renascença foi criado em 1961, e em 1965 foi solicitado a construção de um prédio para que atendesse os alunos da sede do novo município. A obra foi realizada em convênio entre o Estado e o Município. O prédio escolar contava com quatro salas de aula e dependências administrativas. Era ofertado ensino primário (1ª a 4ª séries) para todos os alunos e o estabelecimento passou a denominar-se: Grupo Escolar Governador Ney Braga (situado no atual local de funcionamento do Colégio Estadual de Renascença).

Em 1965 teve início também o Ensino Ginasial (5ª a 8ª séries) através da Companhia Nacional de Educandários Gratuitos – CNEG, e pela Companhia Nacional de Escolas da Comunidade – CENC, com funcionamento em um prédio construído para abrigar irmãs religiosas, na época, localizado na quadra que atualmente se encontra a Prefeitura Municipal, de frente para a Rua Wenceslau Braz, denominado: Ginásio Cristo Rei. Sendo seu diretor Pe. José Junior Vicente.

Com a estadualização do Ensino Público em 1969 o Curso Ginasial (Ginásio Cristo Rei) foi transferido para o Grupo Escolar Ney Braga, passando a funcionar em um único prédio e a chamar-se Ginásio Estadual de Renascença. Com a reforma do Ensino Público pela Lei 5.691/71, ocorreu a unificação do primário e do Ginásio, num curso de 8 anos (1º grau). E nas dependências do antigo Grupo Escolar Ney Braga em 1978 foi inaugurado mais prédios para comportar os alunos. 

Em 1981 teve início o ensino de 2º grau, através da resolução 401/81, com os cursos de técnico em Magistério no período diurno e Básica em administração período noturno. A mesma resolução alterou a denominação de Ginásio Estadual de Renascença para COLÉGIO ESTADUAL DE RENASCENÇA, ENSINO DE 1º E 2º GRAUS.

O curso de Básica em Administração cessou em 1989 e o Curso de Magistério a partir de 1996. Substituindo o Curso de Básica em Administração criou-se no ano de 1991 a Educação Geral – área de concentração a agricultura. 

Em 1991 o ensino de 1ª a 4ª série foi municipalizado, e a partir de 1993, passou a funcionar em prédio municipal passando os encargos da Educação Escolar Infantil e do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) para o município. Foi criada na Sede do Município a Escola Municipal Profª. Ida Kummer – Ensino Fundamental, localizada na Rua Costa e Silva, Renascença, PR.

Através da Resolução de 3.120/98 e Parecer de 1.235/99 foi alterado o nome da Escola para: COLÉGIO ESTADUAL DE RENASCENÇA - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, passando a ofertar Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e Ensino Médio (antigo 2º grau – Educação geral).

Atualmente o funcionamento do Colégio Estadual de Renascença, Ensino Fundamental e Médio continua na quadra 33, na Rua Marechal Floriano Peixoto, n.º 967, nesta cidade (nas dependências do antigo prédio do Grupo Escolar Ney Braga), em edificação estatal de 1.506m² e 10.000m² de pátio, com três prédios para salas de aulas/professores/cozinha e demais dependências, dois prédios para laboratórios e biblioteca, um prédio para secretaria/direção/pedagógico, um Ginásio de Esportes, um para sala de apoio e CELEM e uma casa do zelador.



1.4 Imagens


























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito