Quantidade de Páginas visitadas

RETRATO DA ESCOLA (conectados 2.0)



O Colégio Estadual de Renascença Padre José Júnior Vicente é a única instituição escolar do município de Renascença que oferta as séries finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, atendendo toda comunidade escolar do município. A maior parte dos estudantes é da área rural, que é formada por comunidades, assentamentos e acampamentos (liderados pelo MST).

Os discentes são, na maioria, filhos de agricultores, utilizam transporte escolar e têm pouco acesso à informação, tais como livros, jornais, revistas, televisão, Internet e outros. Grande parte dos pais dos alunos possui somente o Ensino Fundamental, muitas vezes incompleto, e alguns são analfabetos.

De maneira geral podemos classificar nossa comunidade em grupos distintos: pequenos agricultores arrendatários, sem terra e assentados que é a maior parte da população, configurando uma grande desigualdade cultural e social; um número reduzido de pessoas que detém a riqueza – os grandes proprietários de terras e alguns donos de empresas; funcionários que atuam em setores públicos da cidade.

Aproximadamente 35% dos alunos deste estabelecimento recebem Bolsa Família, auxílio que favorece na aquisição do material escolar, e nas demais despesas. No entanto, há famílias que não são beneficiadas com o Programa, apesar da baixa renda.

Quanto aos educadores, trabalham coletivamente em prol de uma educação que promova seus alunos, tornando-os conscientes do seu papel na sociedade, dinamizando a construção do conhecimento através de leituras, pesquisas nos diferentes materiais impressos (livros, revistas, jornais) e tecnológicos (vídeos, filmes, internet), em visitas orientadas nos espaços da comunidade, na interação com outras pessoas e profissionais, nas experiências em laboratórios, nos debates em sala de aula, liderando e participando de projetos culturais, esportivos e sociais.


Atualmente o Colégio, conta com 737 alunos, sendo que 427 alunos são matriculados no Ensino Fundamenta l- Séries Finais (6° ao 9° Ano) e 310 no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª Séries). São ofertadas as seguintes Modalidades de Ensino: Ensino Fundamental Séries Finais, Ensino Médio, Sala de Recursos Multifuncional Tipo I e II (Sala de Recursos em Educação Especial - Deficiência Mental: Distúrbios de aprendizagem e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem e Centro de Atendimento Especial a Deficiência Visual), Sala de Apoio, CELEM, Hora Treinamento. O atendimento aos alunos é ofertado nos três turnos, sendo que 13 turmas são atendidas


na parte matutina, 9 na parte vespertina e 5 no noturno. Consolidando assim a abrangência total dos alunos do município.

A fim de modificar essa realidade que impede inovações em sala de aula, o Colégio Estadual de Renascença Padre José Júnior Vicente, adquire constantemente novas ferramentas que auxiliem na incorporação do uso de novas tecnologias ao processo de ensino-aprendizagem, como exemplo, pode-se citar a compra de 6 lousas-digitais, instaladas em sala de aula que conectadas a internet, fornecem informações e recursos imediatos. Além disso, a Secretaria da Educação do Paraná disponibilizou um tablet por docente e oferece formações que incentivam o uso pedagógico de tecnologias.

Todos os professores tem acesso e utilizam as TDICs, tanto na escola bem como no seu cotidiano, com relação aos alunos na escola eles acesso, mas devido a realidade do município alguns discentes tem acesso a internet e outros não.

A equipe pedagógica e diretiva também possuem acesso e a utilizam com frequência, tanto no trabalho como na sua vida pessoal.

Os gestores estão sempre apoiando e dando suporte para o uso das tecnologias, inclusive promovendo treinamentos internos com os docentes.

Atualmente a escola utiliza as TDICs nas atividades desenvolvidas em sala com os alunos através da TV pen drive, laboratório de informática, lousa digital (salas do ensino médio), projetor multimídia, projetores, Smartphone dos alunos, e algumas tecnologias para sala de recurso e multifuncional (computadores, lupas, máquina de braile. Como projetos podemos citar a importância para o desenvolvimento da cultura digital e da utilização das tecnologias os projetos desenvolvido pelos professores que participaram do PDE, os quais foram de extrema relevância contribuindo para o aprendizado. Outro projeto no qual os alunos participam dando ênfase a importância da leitura para o crescimento intelectual do aluno é blog que está no site do colégio "Blog Despertando Leitores".

Os professores utilizam de diferentes metodologias no ensino e aprendizagem tais como: pesquisas no laboratório de informática ou através dos smartphone dos alunos, produção de pequenos vídeos, apresentação de trabalhos, atividades com recursos áudio visual, entre outras atividades.

Para representar o Retrato da Escola escolhemos o site da escola para divulgar a toda a comunidade escolar este projeto que está sendo desenvolvido pelos professores do Colégio Estadual de Renascença e alunos da turma 1C.




Link Drive:

https://drive.google.com/drive/folders/0B3SeucrY_l41emRHcUZmTUJBT2c




























Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito